Análise das relações de gênero nos livros didáticos de geografia: entre invisibilidades e estereótipos.
Camila Madrid Roza

O perfil dos alunos da EJA – educação de jovens e adultos do ensino fundamental e médio da rede pública de Santa Catarina
Giorgio Gallotti
O objetivo deste resumo expandido é apresentar os números e as escolas da rede pública do Estado de Santa Catarina que atendem os diversos grupos étnicos e sociais de acordo com suas especificidades e demandas dos alunos das EJA Educação de Jovens e Adultos, do ensino fundamental anos iniciais e finais e do ensino médio, relacionando com a experiência vivenciada no estagio obrigatório supervisionado do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, onde se pode vivenciar a relação entre os alunos e o espaço escolar com toda a sua dinâmica das relações, bem como as metodologias aplicadas e as demandas enfrentadas pelos docentes, discentes e demais profissionais que ali atuam.
Referência: GALLOTTI, Giorgio. O perfil dos alunos da EJA – educação de jovens e adultos do ensino fundamental e médio da rede pública de Santa Catarina . IN: SEMINÁRIO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ABORDAGENS MÚLTIPLAS, 1.,2019, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: CFH/UFSC, 2020. p. 103-111.
Confecção de um globo de coordenadas como recurso didático a partir de uma esfera de isopor
Jonas Ambrósio Hamud
São inúmeros os desafios encontrados no cotidiano dos docentes de todas as áreas da educação em relação a construção do conhecimento com os estudantes. Geralmente os professores de rede pública estão com suas cargas horárias sempre elevadas, assim falta-lhes tempo para estudo, formação continuada e uma consequentemente uma busca de recursos que possam lhe auxiliar na construção de um melhor ensino-aprendizagem entre docente e estudantes. Buscando inovar aulas e materiais didáticos a partir de novas metodologias, esse trabalho aborda a confecção de um globo de coordenadas como recurso didático em sala de aula. O trabalho exibe tanto aspectos teóricos a respeito de materiais didático, à sua confecção, passando por todas as etapas até sua finalização. Mas a principal ideia deste trabalho é como construir o conhecimento sobre assuntos geográficos através de representações cartográficas acessíveis ao bolso do docente, como o globo de coordenadas.
Referência: HAMUD, Jonas Ambrósio. Confecção de um globo de coordenadas como recurso didático a partir de uma esfera de isopor. IN: SEMINÁRIO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: ABORDAGENS MÚLTIPLAS, 1.,2019, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: CFH/UFSC, 2020. p. 94-102.
O desenho animado “Super Choque” para desenvolver práticas geográficas antirracistas
Thiago Afonso Peron &
Leonardo Maciel de Medeiros Elias


Território e territorialização no continente africano
Julia Gabriela Valverde Laureano &
Lindberg Nascimento Junior


A Base Nacional Comum Curricular e sexualidade: crítica e resistência
Mateus Testoni Carvalho
