SELIGeo 

Seminário de Licenciatura em Geografia: abordagens múltiplas

 05 a 07 de novembro de 2019 no Centro de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Federal de Santa Catarina

Minicursos e oficinas 

     Estas atividades serão ministradas por professores, pós-graduandos e graduandos com objetivo de discutir o tratamento das abordagens múltiplas em sala de aula e com educação geográfica. As oficinas serão orientadas a contemplar práticas pedagógicas produzidas nas escolas. Já, os minicursos terão enfoque no caráter teórico e metodológico dos processos pedagógicos abrangentes.

As imagens são instrumentos da reflexão geográfica que colaboram diretamente na produção de ideias e olhares. Pensando nas imagens como artefatos culturais que funcionam como instrumentos tanto de percepção como de compreensão do mundo, faz-se necessário refletir como o professor de geografia emprega esse recurso em sala de aula. Com isto, propomos essa oficina de modo a lançar novos olhares sobre a prática educativa através da confecção de imagens e reflexão sobre como utilizar essas imagens para desconstruir pré-conceitos e abordagens clichês no emprego das imagens no processo de ensino aprendizagem de geografia. 

Desconstruindo olhares: o ensino de geografia pelas imagens

Tamara de Castro Régis 

OFICINA

DATA: 06/11 - 8h às 12h
LOCAL:  Miniauditório CFH

A oficina  faz parte do programa de extensão “Entre ilhas: ser professor numa aldeia global” de 2018-2019, coordenado pelas professoras Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Ana Paula Nunes Chaves e tem como principal objetivo trabalhar com conceitos ligados a ilhas e zonas costeiras em escolas inseridas em contextos insulares. Tendo em vista a preocupação de discutir conceitos relacionados a esse tema, a oficina destina-se a formação docente, sempre levando em consideração as particularidades do ensino em terras circundadas por águas marinhas. 

Geografias em contextos insulares 

Ciro Borges

OFICINA

DATA: 07/11 - 13h30 às 17h30
LOCAL:  LIFE - Colégio de Aplicação/UFSC

A oficina tem como objetivos (des) construir grandes narrativas acerca da história do continente africano na geografia;Debater a África a partir do conceito de continente;
Refletir sobre a produção do espaço africano por meio de marcos e fatos históricos;
Indicar estratégias metodológicas para o encontro de similaridades e diferenças da história da África.

A produção do espaço africano 

Julia Valverde

Jonny Morais

 Lindberg Nascimento Junior

OFICINA

DATA: 06/11 - 13h30 às 17h30
LOCAL: Auditório CFH

Abordagem dos aspectos naturais e culturais do Caminho Guarani durante a realização da trilha, localizada no MONA da Lagoa do Peri, se caracteriza como uma possibilidade de prática educativa que proporciona a apropriação dos conhecimentos geográficos através da observação in loco da paisagem. 

Práticas educativas no monumento natural municipal da Lagoa do Peri

Bárbara Amanda Feitosa Feijó

 Ana Flávia Pereira

Ana Paula Nunes Chaves 

OFICINA

OFICINA

DATA: 06/11 
LOCAL: 9h na entrada do Parque da Lagoa do Peri

O objetivo é que o professor aprenda de uma forma lúdica e divertida um novo recurso didático, onde irá conquistar o seu estudante para ter uma aula mais atraente, fazendo com que este recurso seja usado para diferentes temas, englobando diferentes matérias.

Globinho pirulito uma forma diferente de ensinar

Luana Rampinelli Quaresma 

 Victor Ventura da Luz 

OFICINA

OFICINA

DATA: 07/11 - 13h30 às 16h30
LOCAL: LABTATE - CFH

Apresentaremos o jogo Travessias, recurso para docentes que trabalham com jovens entre 14 e 22 anos. Esse é um jogo de cartas cooperativo no qual os participantes compartilham suas experiências, estratégias e emoções relacionadas ao cotidiano escolar e projetos de vida, mediados pelo docente. O jogo promove espaços autônomos e criativos de reflexão e troca entre os jovens, estimulando o protagonismo juvenil. 

Travessias: formação docente para a discussão de trajetórias escolares e profissionais.

Maria Fernanda Diogo 

Lígia Rocha Cavalcante Feitosa 

OFICINA

OFICINA

DATA: 07/11 - 8h às 12h
LOCAL: LIFE - Colégio de Aplicação/UFSC

Os Sistemas de Informações Geográficas são ferramentas poderosas para a construção do conhecimento geográfico. É importante conhecer as potencialidades dos softwares SIG para gerar conteúdo geográfico próprio, independente e criativo, como mapas vazados para colorir, mapas hipsométricos e de relevo, mapas políticos, entre outros. O minicurso tem o intuito de apresentar uma breve revisão teórica a respeito de geotecnologias, seguida de prática descomplicada em software SIG. (Não é necessário ter experiência em geoprocessamento para participar.)

Da ideia ao mapa: práticas em elaboração de mapas em ambiente SIG 

João Daniel Barbosa Martins 

OFICINA

DATA: 07/11 
8h às 12h - 13h30 às 17h30
LOCAL: Lab. de cartografia digital CFH

Discutir na prática a mobilidade urbana e observar o impacto sobre o ambiente natural e as áreas protegidas em meio ao ambiente urbano. Observar, descrever e analisar a paisagem da cidade a partir de um percurso realizado com bicicleta.

Geografando a cidade de bicicleta. 

Orlando Ferretti 

OFICINA

DATA: 07/11 8h
LOCAL: Saída ponto do CFH
Necessário bicicleta

Este minicurso tem como objetivo compartilhar novas metodologias para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental II utilizando da linguagem e imagens dos filmes como recursos. A proposta consiste em apresentar trechos de um filme que retrata as características regionais do Brasil, discutir em grupo e propor encaminhamento metodológico de como trabalhar conteúdos geográficos por meio da utilização deste filme.

Regionalização e paisagens do Brasil: o uso da linguagem fílmica nas aulas de geografia do ensino fundamental II

Joyce allane apolinário ferreira 

MINICURSO

DATA: 06/11 - 13h30 às 17h30
LOCAL: LIFE - Colégio de Aplicação/UFSC

Popularizar a Paleontologia e desenvolver técnicas de ensino e atualizar o conhecimento sobre a área, contextualizando o ensino regionalmente. Assim, propõe-se o curso para que haja uma ponte entre professores e materiais didáticos que têm sido produzidos nos últimos anos e que aumente o domínio sobre os registros fossilíferos de Santa Catarina.

Trabalhando a paleontologia na sala de aula 

Patrícia Hadle

MINICURSO

DATA: 05/11 
8h às 12h - 13h30 às 17h30
LOCAL:  Auditório bloco F/CFH e Lab. Paleontologia 

A proposta desse mini-curso é proporcionar aos cursistas a possibilidade de construir maquetes geográficas das macroformas de relevo, para que qualquer estudante consiga compreender os termos geográficos além das imagens do livro didático. Ensinar as grandes unidades de relevo, que carrega conceitos acadêmicos para a educação básica é necessitar de mediação que diferencie essas duas culturas; o saber universitário e o saber escolar. 

Das imagens do livro didático para as maquetes geográficas universais - formas de relevo  

Rosemy da Silva Nascimento

MINICURSO

DATA: 06/11 
8h às 12h - 13h30 às 17h30
LOCAL: LABTATE - CFH

Propor o emprego de mapas históricos (usados isoladamente ou usados em série) para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem para temáticas como: formação territorial, conflitos geopolíticos, formação das cidades, etc. A incorporação de documentos cartográficos históricos, produzidos no contexto dos eventos estudados permite o entendimento das categorias geográficas (como território, por exemplo) como um produto histórico e social, inscrito no espaço, colaborando para desnaturalizar a constituição de determinados eventos. 

A desnaturalização dos processos geográficos e históricos a partir de documentos cartográficos históricos. 

Cristina de Moraes 

MINICURSO

DATA: 07/11 - 8h às 12h 
LOCAL:  CFH sala 303

O minicurso pretende debater uma corrente educativa pouco conhecida entre os professores de geografia mas que muito contribuiu para a renovação das práticas de ensino na área. A Educação Libertária propôs e realizou uma série de inovações pedagógicas no ensino de geografia que até hoje ressoam e algumas, até, parecem novidade.  Apresentar novas práticas educativas e Inspirar novas maneiras de lidar com a geografia em sala de aula, mais vinculadas às lutas sociais e às resistência contra todos tipos de opressão. 

Ensino de geografia na perspectiva libertária 

Rodrigo Rosa da Silva 

MINICURSO

DATA: 06/11 8h às 12h
LOCAL: Auditório bloco F - CFH

Ampliar o repertório teórico e de recursos pedagógicos dos licenciandos em geografia no que se refere ao trabalho educativo envolvendo conteúdos de arqueologia, a partir da experiência do setor pedagógico do MArquE. 

Pensando relações entre arqueologia, museus e a educação básica 

Flora Bazzo Schmidt 

MINICURSO

DATA: 06/11 9h às 12h
LOCAL:  LIFE - Colégio de Aplicação/UFSC

A Escola dos Sonhos busca valorizar a infância. Para isso, utiliza práticas pedagógicas que visam a constituição de sujeitos solidários, responsáveis, éticos e comprometidos com uma sociedade inovadora e sustentável. Preservando a liberdade da experiência, com um olhar sensível para o mundo. Data: 07/11 - 8h na frente da escola Local: A ESCOLA DOS SONHOS Estr. Cristóvão M. de Campos, 1380 Vargem Grande

 Escola dos Sonhos (Florianópolis - SC)

Visita Técnica

A instituição funciona através de doações, atendendo as/os estudantes no contra turno do período escolar, através do ''Projeto Construção do Ser'', promovendo a convivência e o fortalecimento. Para além disso, oferta reforço escolar. Data: 06/11 - 13h transporte sai do ponto do CFH

Associação Beneficente Educacional Assistencial Gente Amiga

Visita Técnica