SELIGeo 

Seminário de Licenciatura em Geografia: abordagens múltiplas

 5 a 7 de novembro de 2019 no Centro de Filosofia e Ciências Humanas Universidade Federal de Santa Catarina

    O SELIGeo - Seminário de Licenciatura em Geografia: abordagens múltiplas, estabelece um  espaço de debate, reflexão e compartilhamento de experiências que fortalece a identidade da formação docente em Geografia com propostas inovadoras para a educação escolar e geográfica.

 

   O evento terá o apoio da linha de pesquisa Geografia em Processos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia e, se origina dos Colóquios de formação de professores da Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, que tiveram sua primeira edição em 2009 e a última em 2018.

 

   Este ano será organizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina, Campus São José (IFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e recebe o nome de SELIGeo devido à incorporação de abordagens múltiplas da educação geográfica.

 

   Esta ampliação se dá pelo conjunto de debates que transitam na realidade escolar materializando-se em temas que criam a sensação de limites conceituais e teóricos dentro da geografia. Estes temas envolvem também problemas das práticas docentes, e por isso, carecem de um enriquecimento e aprofundamento qualitativo em termos teóricos, didáticos e pedagógicos. 

 

  Estruturado em conferências, mesas redondas, minicursos, lançamento de livros, e apresentação de pesquisas e práticas, o SELIGeo contemplará em sua programação debates tanto em nível teórico-metodológico, a despeito da educação e do cotidiano escolar, quanto em nível prático, pelo dimensionamento de questões que se relacionem à educação geográfica com estratégias e temáticas inovadoras para o ensino de geografia.

Primeira Circular